O QUE É JOOMLA?


Vamos direto ao que interessa e depois continamos com conceitos e um histórico . Joomla! É um dos mais poderosos sistemas de Gestão de Conteúdos (Código Aberto) no planeta.

 Quem usa Joomla?

 Joomla! É usado pelo mundo inteiro para potenciar tudo, desde um simples site pessoal a um complexa aplicação.  Os sites do Governo Federal, da Universidade de São Paulo, da Aple e outras organizações importantes adotram o Joomla! como ferramente para gestão de seus sites.

 Aqui temos algumas exemplos de onde se pode usar a solução CMS:

 ■Sites ou portais empresariais
■Comércio Online
■Pequenas empresas
■Organizações sem fundos lucrativos
■Aplicações Governamentais
■Intranets e extranets corporativas
■Escolas e Igrejas
■Pessoais ou familiares
■Comunidades
■Revistas e Jornais

 Enfim, eu uso Joomla! porque as possibilidades são ilimitadas…

 E quero compartilhar tudo que sei sobre este CMS.

 Joomla! pode ser usado para controlar facilmente cada aspecto de seu site, adicionar conteúdo ou imagens, a atualizar um produto do catálogo, processar pagamentos de cartão de crédito ou receber reservas online. Você pode montar uma rede social própria, um fórum de debates, um sistema de atendimento online a clientes, um revista online, enfim, muita coisa mesmo.

 Um pouco de história

 O Joomla! (pronuncia-se djumla), um  gerenciador de conteúdo para internet, tecnicamente chamado CMS (Content Management System), escrito em PHP  que utiliza-se do servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL. Desenvolvido em código aberto (open source), ou seja, qualquer programador pode fazer melhorias no código e disponibilizar para a comunidade joomleira. Além de ser uma plataforma que não necessita de licença e pode ser usado sem custos, existem diversos cursos de Joomla! que facilitam o aprendizado.

A ferramenta teve sua origem em 2006 sendo resultado de um processo de separação entre a equipe de programadores do Mambo, onde a empresa Miro transferiu o software para uma fundação, a Mambo Foundation, aonde os colaboradores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos usuários, os programadores não aceitaram a proposta e criaram o Joomla! 1.0 a partir do código fonte do Mambo 4.5.2..

 Após o primeiro ano de existência, o Joomla! tornou-se o CMS em maior expansão, com um número elevado de busca, com a maior comunidade de usuários e com inúmeros recursos disponíveis.

 A grande vantagem desse CMS são as diversas extensões disponíveis: componentes, módulos e plugins atualizados constantemente, facilitando profissionais que utilizam o Joomla!. Além disso, os componentes auxiliam a gerir conteúdo ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções padrões do Joomla!.
 Na minha opinião, é um dos gerenciadores de conteúdo para web com maior número de recursos disponíveis e de fácil utilização que conta com atualizações freqüentes que geram maior usabilidade, além de ser o softwares open source mais popular da internet.

 Componentes que agrega funcionalidades ao site:

 O conceito de componentes do Joomla! talvez seja uma das grandes vantagens em relação à maioria dos CMS disponíveis. O componente é uma forma de gerenciar conteúdos ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções padrões do Joomla!
 Por exemplo: O componente Web Links permite gerenciar a área de links do site. O componente Banners permite gerenciar banners, rotacionando aleatoriamente e contando o número de cliques.
 Existem cententas (ou milhares) de componentes como galerias de fotos (RSGallery2, zOOm Gallery), sistemas de tradução (JoomFISH), gerenciadores de formulários, etc. Grande parte dos componentes são gratuitos (GNU GPL), porém alguns possuem licença comercial (que geralmente são de baixo custo).
 Caso não exista um componente adequado à necessidade do site, pode ser feita a adaptação de um componente existente ou pode-se criar um componente específico.
 Vantagens de utilizar o Joomla!
 Dentre os vários CMS disponíveis na web, o Joomla!, criado em 2005, está se tornando um dos mais populares, com uma comunidade atuante e crescente. Está fora do escopo deste artigo apresentar argumentos para adoção do Joomla!, mas podemos enumerar alguns muito importantes:
 Joomla! é decididamente software livre e não há perspectiva de mudança com relação a isso (isto é, vai continuar disponível gratuitamente)

0 Comentários