Gestão e desenvolvimento de Uberlândia são apresentados no Cities

Uma mostra prática de como aplicar inovações tecnológicas e sustentáveis à gestão pública, com objetivo de promover gradativamente o desenvolvimento econômico e social da cidade. Essa forma pioneira de pensamento da atual gestão municipal foi apresentada na noite desta quarta-feira (9) no Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities).
Foram ministrados dois painéis interligados com o tema ‘Estratégias de desenvolvimento de Uberlândia’. As apresentações foram feitas pelo secretário municipal de gestão estratégica, Raphael Leles e pelo secretário municipal de desenvolvimento econômico, inovação e turismo, Dilson Dalpiaz.
Frutos colhidos
Em sua apresentação, Raphael Leles contextualizou a realidade de Uberlândia e o atual planejamento público para um futuro desenvolvido e sustentável do município. Também detalhou, por meio de uma série de dados, alguns dos resultados obtidos nos primeiros sete meses de trabalho. “Recebemos uma prefeitura com muitas dificuldades nos campos administrativo jurídico e financeiro. Mesmo assim, apresentamos resultados. De que forma se faz isso? Com gestão pública correta. Estabelecemos prioridades de atuação, como a saúde, educação e áreas sociais”, explicou o secretário.
Raphael também disse que, passadas as primeiras dificuldades, o desafio agora é ampliar a eficácia na gestão para garantir o objetivo maior, que é melhorar cada vez mais a vida da população. “O caminho é pensar diferente, buscando soluções por meio de parcerias, inovação, tecnologia e metodologia adequada. O evento de hoje contribui para aplicarmos novas ferramentas no serviço público, sejam aplicativos, softwares, sistemas, entre outras”, ressaltou. 
Aproveitar as potencialidades
Em seguida, o secretário Dilson Dalpiaz citou diversos rankings que apontam o desenvolvimento de Uberlândia em comparação com grandes metrópoles brasileiras. A estrutura e economia da cidade a premiam, por exemplo, com os títulos de 17ª mais empreendedora do país e 4ª mais desenvolvida do interior brasileiro. 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo também apresentou diretrizes adotadas pelo Executivo municipal para potencializar o conceito de cidade do futuro. “Isso é feito apontando onde entram os componentes de inovação, de ambiente atrativo para investimentos e quais ações são necessárias para incentivar as pessoas a pensarem mais à frente, ajudando a construir um município que todos desejamos”, afirmou.
Entre essas estratégias, Dilson frisou a importância de parcerias do poder público e privado, com compartilhamento e cooperação para planejar eventos, negócios e demais agentes de fomento da economia.

0 Comentários