Postagens recentes

CONHEÇA O JOOMLA


Joomla! é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS - content management system) gratuito (licença GNU GPL) e de código aberto escrito em PHP. Este sistema permite publicar conteúdo na web e intranets usando o banco de dados MySQL. Possui, entre outras coisas, cache de páginas que melhora sua performance, RSS, versão para impressão de páginas, blogs, enquetes, sistema de procura no site, controle de banners, flash de notícias e internacionalização de idioma Uma evolução do Mambo, o Joomla! é possui um bom número de recursos e o apoio de diversas comunidades espalhadas pelo mundo. É importante porque o conteúdo de sua iniciativa precisa ser modificado de forma rápida e segura, a partir de qualquer computador conectado à internet. Um sistema de gerenciamento de conteúdo é essencial para reduzir o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo. É importante também que seja simples de usar.
 História
 Joomla! foi criado a partir do Mambo devido a um desentendimento entre a Miro Corporation (Austrália), proprietária da marca registrada Mambo, e todos os desenvolvedores da época. Os dois grupos se separaram em 17 de agosto de 2005. A Miro Corporation criou uma fundação sem fins lucrativos declarando que iria financiar o projeto e defendê-lo em possíveis casos na justiça. A equipe de desenvolvimento declarou que muitas das provisões foram utilizadas não se respeitando os acordos feitos com o comitê gestor do Mambo e que havia violações do código aberto.
 A equipe de desenvolvedores em peso abandonou o projeto e criou um site chamado OpenSourceMatters (assuntos do código aberto) para fornecer informações a usuários, desenvolvedores, web designers e a comunidade em geral. O líder da equipe, na época Andrew Addie, também conhecido como 'MasterChief', redigiu uma carta aberta para a comunidade, publicada na seção de anúncios de fórum público no mamboserver.com.
 No primeiro dia, cerca de mil pessoas se cadastraram no fórum do opensourcematters.org, a maioria postando mensagens encorajando e apoiando a equipe de desenvolvimento. Alguns dias mais tarde, o CEO da Miro, Peter Lamont, respondeu publicamente com um artigo intitulado 'The Mambo Open Source Controversy - 20 Questions With Miro' (A controvérsia do código aberto do Mambo - 20 questões com a Miro).
 Este acontecimento mexeu profundamente com os sentimentos da comunidade do software livre em relação ao que seria 'código aberto'. Fóruns de muitos outros projetos de código aberto ferviam de mensagens contra e a favor de ambos os lados. Os rumores e as acusações contra a Miro e a Mambo Foundation foram violentas.
 Duas semanas depois do anúncio de Eddie, as equipes estavam reorganizadas e a comunidade continuou a crescer. Em 01 de setembro de 2005 o novo nome, 'Joomla!' foi anunciado numa recepção onde compareceram mais de 3000 pessoas. Joomla, no idioma Swahili, é pronunciado 'jumla' e significa 'todos juntos' ou 'por inteiro'.
 A popularidade do Joomla! vem crescendo rapidamente. Sua comunidade e equipe de apoio está fortemente comprometida com o projeto e disposta a modernizar o software continuamente, deixando-o ainda mais completo.
 Hoje o Joomla! é um dos CMS com mais recursos disponíveis e de fácil utilização, escrito em PHP com base de dados no MySQL, dois dos mais populares softwares de código aberto na internet.
 O Joomla! é absolutamente modular e aceita extensões dos mais diversos tipos. Estas extensões podem ser instaladas/desinstaladas e ativadas/desativadas com facilidade, ampliando em muito a funcionalidade deste sistema de gerenciamento de conteúdo. Existem centenas de extensões prontas para serem usadas, mas também existe a possibilidade de criamos nossas próprias extensões.
 Conhecimento técnico necessário
 O Joomla! elimina totalmente a necessidade de usuários com conhecimentos técnicos? Se a pergunta estava pairando no ar, a resposta é não. Apesar de muito simples a instalação, customização e manutenção do Joomla!, algum conhecimento técnico é necessário. Tal conhecimento, porém, pode ser adquirido por qualquer pessoa disposta a estudar o assunto. A instalação e criação de novos módulos devem ser feitas por um programador, mas existem módulos prontos que podem ser facilmente instalados e testados por um leigo.
 Existem templates gratuitos, mas para criar o seu próprio design será necessária a intervenção de um programador de interface e um designer. O mais importante é que para a criação de conteúdo, não é necessário conhecimento técnico nenhum, somente algum treinamento básico. Assim, finalmente, pessoas leigas (que serão os autores, editores e publicadores do Joomla) podem criar, editar e publicar páginas quando desejarem, sem necessitar de conhecimentos técnicos aprofundados em HTML e linguagens de programação. Esta é uma possibilidade que, convenhamos, há muito foi prometida, mas somente agora está começando a ser cumprida, graças aos CMS. E, à medida que esses CMS evoluem e amadurecem, mais facilmente isso acontece.
 Principais características do joomla:
   Código aberto (Licença GPL)
Sistema simples de fluxo de aprovação
Arquivamento para conteúdo não utilizados (Lixeira)
Gerenciamento de banners
Sistema de publicação para o conteúdo
Sumário de conteúdo no formato RSS
Busca otimizada (qualquer palavra registrada)
Front-End já traduzido em várias línguas
Fácil instalação para novos templates, módulos e componentes
Hierarquia para grupos de usuários
Estatísticas básicas de visitantes (existem módulos mais complexos que podem ser adicionados)
Editor de conteúdo WYSIWYG
Sistema de enquete simples (com acompanhamento de resultado em tempo real)
Sistemas de índices de avaliação
Extensões livres em diversos sites (Módulos, Componentes, Templates, Traduções).
 O Joomla gerencia o conteúdo e também permite a integração de aplicativos complexos:
 - e-commerce
 - forums
 - redes sociais

0 Comentários