Através de passeios ciclísticos e pedais urbanos, o programa procurou mostrar que a bicicleta é um meio de transporte viável e seguro. Além disso, também busca atrair novas pessoas para o uso da bicicleta, visando ampliar a comunidade ciclista.
Uma das grandes conquistas do Programa Pedala Uberlândia foi a ampliação de grupos de ciclistas na cidade. De 18 grupos, o programa conseguiu, através do incentivo, aumentar esse número para 60, mostrando o crescimento da cultura da bicicleta e o engajamento cada vez maior das pessoas.
Os resultados alcançados pelo programa também são expressivos. Com 258 passeios ciclísticos, 8 oficinas de manutenção de bicicletas e pesquisas sobre o uso da bicicleta como meio de transporte, o programa conseguiu atingir diretamente mais de 2.500 ciclistas e indiretamente mais de 10 mil pessoas.
No entanto, o Programa Pedala Uberlândia também se preocupa com questões sociais e busca promover um ambiente de respeito e valorização dos ciclistas. A iniciativa sempre foi contra qualquer tipo de preconceito, piadinhas ou brincadeiras ofensivas que desvalorizem ou reduzam a dignidade humana dos ciclistas. Acredita-se que todos são ciclistas e que, juntos, devem promover os símbolos da vida, paz, esperança e amor ao próximo.
Infelizmente, ainda há discriminação, desrespeito e violência contra os ciclistas nas ruas.
O programa defende que a igualdade entre as pessoas deve ser compreendida no aspecto do respeito e do acesso aos direitos na vida concreta. A luta por uma sociedade mais justa e igualitária também se manifesta nas ciclovias e nas ruas, onde as desigualdades sociais muitas vezes são evidenciadas.
No contexto brasileiro, as desigualdades sociais, de renda e de acesso aos bens culturais ainda segregam uma grande parcela da população e dos ciclistas.
O Programa Pedala Uberlândia busca combater essas desigualdades e promover a inclusão social através do incentivo ao uso da bicicleta.
Em suma, o Programa Pedala Uberlândia é uma iniciativa importante que promove a cultura da bicicleta como instrumento de transformação social, cultural e pessoal. Com suas ações e projetos, busca empoderar os cidadãos, quebrar paradigmas e trazer autonomia, liberdade e felicidade para todos que se relacionam com a bicicleta. Além disso, o programa também se preocupa com questões sociais e luta por um ambiente de respeito e valorização dos ciclistas.
0 Comentários