Como se proteger do coronavírus?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas tomem essas precauções simples contra o coronavírus para reduzir a exposição e a transmissão


O surto de coronavírus Covid-19 é uma nova doença e os cientistas ainda estão avaliando como se espalha de pessoa para pessoa, mas vírus semelhantes tendem a se espalhar através da tosse e espirrar gotas .
Quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, libera gotículas de saliva ou muco. Essas gotículas podem cair nas pessoas próximas e podem ser inaladas diretamente ou coletadas nas mãos e depois transferidas quando alguém toca seu rosto, causando infecção. Para a gripe, algumas diretrizes do hospital definem a exposição como estando a um metro e oitenta de uma pessoa infectada que espirra ou tosse por 10 minutos ou mais.
Fique até 1,80metros de distância da pessoa infectada

Os vírus também podem se espalhar através de gotículas que pousam em superfícies como assentos em ônibus, trens ou mesas na escola. No entanto, se esta é uma rota de transmissão principal, depende de quanto tempo os vírus sobrevivem nas superfícies - isso pode variar de horas a meses.
Há evidências anedóticas de que o vírus pode ser transmitido por pessoas antes que elas apresentem sintomas . Algumas outras doenças, como a gripe, podem ser transmitidas de uma pessoa para outra antes que os sintomas ocorram - mas a extensão em que isso está acontecendo com o coronavírus Wuhan ainda não está bem esclarecida.

Como se proteger e aos outros


Lave bem as mãos e use álcool em gel/desifentante

Lave as mãos : molhe as mãos com água corrente limpa e aplique sabão. Ensaboe as mãos, incluindo as costas, entre os dedos e embaixo das unhas e esfregue por pelo menos 20 segundos. Enxágüe

Cubra a boca e o nariz ao espirrar

Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar , depois jogue o lenço na lixeira e lave as mãos. Se você não tiver um lenço de papel à mão, tosse ou espirre no cotovelo, em vez de nas mãos.

Máscaras faciais oferecem alguma proteção.


As máscaras faciais oferecem alguma proteção , pois bloqueiam gotículas de líquido. No entanto, eles não bloqueiam partículas menores de aerossol que podem passar pelo material da máscara. As máscaras também deixam os olhos expostos e há evidências de que alguns vírus podem infectar uma pessoa através dos olhos. As autoridades de saúde recomendam o uso de máscara por pessoas suspeitas de infeção ou infectadas pelo vírus.
Procure ajuda médica

Procure ajuda médica precoce se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar e compartilhe seu histórico de viagem com os profissionais de saúde.


Evite contato com animais vivos.

Se visitar mercados vivos nas áreas afetadas, evite o contato direto e desprotegido com animais vivos e superfícies que estiveram em contato com animais.

Evite alimentos crus ou mal-passados

Se você estiver em uma área afetada, evite comer produtos de origem animal crua ou mal cozida e tenha cuidado ao manusear carne crua, leite ou órgãos de origem animal para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos.

 Procure orientação médica antes de sair de casa.



0 Comentários